Homenagens, apresentações e até um show de mágica surpreendeu os mais de 700 convidados da solenidade de entrega do Prêmio IGK – A Grande Jogada Social, realizada na noite de ontem (21/08), em Florianópolis. A Família Kuerten se reuniu no Teatro Pedro Ivo para premiar, pela 16ª vez, protagonistas e instituições que desenvolvem projetos de educação para crianças e adolescentes e de inclusão para pessoas com deficiência, em Santa Catarina.
Além de revelar os vencedores das oito categorias de premiação, durante a solenidade D. Alice, Rafael e Gustavo Kuerten tiveram a oportunidade de reconhecer as empresas parceiras que viabilizam o trabalho social desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten. D. Alice Kuerten abriu o evento com uma reflexão sobre “Projeto de Vida”, tema que norteia as ações do IGK em 2018.
“As oportunidades nos mostram que precisamos, a nossa história nos mostra que podemos, mas são as nossas escolhas que mostram, de fato, o nosso querer”, afirmou D. Alice, que preside o IGK, desde a fundação em 2000. Ela reiterou a importância do empreendedorismo social como fator essencial para a transformação da sociedade. Em 18 anos de atividade, o IGK já beneficiou 82 mil pessoas, priorizando alunos de escolas públicas e pessoas com deficiência.
A cerimônia contou também com apresentações especialmente produzidas para a noite de premiação do IGK. Os colaboradores da Aurora Alimentos de Xaxim subiram ao palco para apresentar uma paródia contando a trajetória da Família Kuerten. Os artistas da APAE de Morro da Fumaça também preparam uma performance para os convidados da noite. E os educandos do IGK receberam o desafio de produzir um espetáculo que reunisse o grupo do IGKDance com o grupo de música do Núcleo Biguaçu. Conseguiram, apresentando uma coreografia hip hop ao som de violinos que encantou os convidados!
“Essa é uma noite especial para todos nós, um encontro de família. É uma grande alegria aprender com tantas histórias inspiradoras, exemplos muito próximos” afirmou Guga quando foi chamado ao palco. O tricampeão de Roland Garros fez questão agradecer todas as pessoas comprometidas com a missão do IGK de garantir oportunidades de inclusão social. “A magia está na simplicidade”, explicou ele, estimulando o trabalho social.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega do Prêmio Especial para Fernanda Priscila de Souza. Ela nasceu com problemas de audição, perdeu a visão ainda na infância e aprendeu a se comunicar através da libra tátil. Apesar das dificuldades ela conseguiu finalizar os estudos e hoje, aos 23 anos, está fazendo curso de massoterapia. Um exemplo de determinação e superação!
Antes de finalizar o evento, o mágico Jorian fez um breve show que culminou com o momento em que ele fez Guga surgir de forma surpreendente no palco. Durante a apresentação final, o show da Camerata Florianópolis, Guga voltou ao palco para cantar os grandes sucessos do Beatles, encerrando a noite de premiação do IGK.
Confira abaixo a lista dos vencedores do 16º Prêmio IGK:
– Aline Bohrer de Lima, do jornal Notícias do Dia, com a matéria “A visão do conhecimento” – Categoria Jornalismo
– Edson Amaral, Gregori Flauzino; Mari Faraco e Débora Waltrich, da NSC TV, com a reportagem “Catarinense cria aplicativo para ajudar a diminuir ruídos em aparelho de surdez” – Categoria Telejornalismo
– Jennifer Patrício Cândido, com o projeto “Um olhar socioeducativo – oficinas de fotografia” – Categoria Ação Educativa
– Associação Eco Garopaba, com o projeto “Prancha Ecológica” – Ação Ecológica
– Maria de Fátima Medeiros e Silva, com o projeto “Releituras – livro acessível para todos” – Categoria Inclusão Social
– César Rodrigo de Oliveira, Tiago Lima Lacerda e Vinícius Piess da Silva, com o projeto “Sem Limites – Promovendo a Diferença” – Categoria Projeto Social
– Renato Paupitz Dranka, com a iniciativa de estimular voluntariamente a prática do tênis e viabilizar a participação de educandos do IGK nos torneios – Categoria Ação Voluntária
– Fernanda Priscila de Souza – Prêmio Especial