Programa do IGK voltado à integração de pessoas com deficiência, o 19º Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS) finalizou neste mês de julho a etapa de capacitação técnica. Foram ao todo seis encontros que abordaram temáticas de gestão e de pedagogia junto às entidades selecionadas no programa, 22 ao total.
A proposta desses cursos é promover a discussão de assuntos e de desafios que fazem parte do dia a dia das entidades que trabalham com pessoas com deficiência. No programa para a área pedagógica, com três palestras, foram abordados os temas Envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual e autismo. Na área de gestão, com três palestras também, comandadas pela consultora Adriana Moser, da Florença Empresarial, apoiadora do IGK, os assuntos foram bem diversos e atuais. Foram discutidos o planejamento em Mundo Vuca – sigla de volátil, incerto, complexo e ambíguo em inglês; trabalho em equipe X individualidade, inteligência emocional; gestão do tempo, entre outras temáticas.
Junto à capacitação, o FAPS tem como principal objetivo financiar projetos inscritos pelas entidades. Esta etapa foi finalizada em maio, com a entrega técnica a essas 22 instituições nas regiões Nordeste e Planalto Norte catarinense. Nesta edição, o IGK contou com o apoio da Genial Investimentos, Klabin, Aurora Alimentos, Bouton, Fundação Aury Luiz Bodanese e Grupo Guga Kuerten. O investimento do fundo totalizou R$ 470 mil.