O Programa de Esporte e Educação Campeões da Vida oferece oportunidades educacionais, sociais e esportivas voltadas para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional desde 2002.
As atividades do Campeões da Vida são realizadas em 5 Núcleos (Saco Grande, Itacorubi, Biguaçu, São José e Palhoça), com foco na inclusão social e na formação dos educandos. Anualmente, são atendidas 400 crianças e adolescentes, duas vezes por semana, e 20 pessoas com deficiência da COEPAD (Cooperativa de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência) no Grupo inclusivo, a cada 15 dias.
O atendimento às crianças e adolescentes é realizado no contraturno da escola. A dinâmica envolve a realização de atividades durante as oficinas de tênis e esportes complementares, num trabalho interdisciplinar com as áreas de Educação Física, Psicologia e Serviço Social.
O Programa é orientado por um tema pedagógico anual e embasado teoricamente pelos 4 pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer. (Relatório Jacques Delors de 1995 – UNESCO).
Os núcleos ocupam os espaços da comunidade (clubes, escolas, universidades e associações) que estão disponíveis durante o dia.