Uma solenidade especial com características que envolvem a trajetória de um campeão das quadras, a luta pela conquista da cidadania e a revelação de projetos desenvolvidos por instituições e pessoas que trabalham em prol da inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. É com essa união de fatores que a família Kuerten promove anualmente o Prêmio IGK – A Grande Jogada Social. Na noite dessa terça-feira, em Florianópolis, foram conhecidos os vencedores da nona edição do Prêmio, patrocinado pela Baesa e Enercan, que destaca as melhores iniciativas desenvolvidas nas categorias Jornalismo (Telejornalismo, Mídia Impressa e Fotojornalismo), Ação Educativa, Projeto Social e Responsabilidade Ambiental, no Estado de Santa Catarina.
Da primeira fila, a família Kuerten acompanhou a cerimônia que contou com apresentações das APAEs de Florianópolis e São Ludgero (SC) e do núcleo Campeões da Vida, projeto mantido pelo IGK na Grande Florianópolis, além de artistas voluntários. “Nosso objetivo com o Prêmio é provocar as pessoas, para que elas possam trabalhar pelo social, identificando casos para potencializar o voluntariado”, explicou o ex-número 1 do tênis mundial.
Gustavo Kuerten também subiu ao palco para anunciar a vencedora da modalidade especial que ao contrário das outras categorias premiadas, onde os concorrentes se inscrevem e passam por um processo seletivo para que a comissão defina os nomes dos finalistas e do vencedor, é escolhida aleatoriamente pela equipe do IGK levando em conta os mesmos critérios para participação: projetos que estimulem a inclusão social. A vencedora da edição 2011 foi Carla Penteado, criadora da ONG ATE (Adoção Tardia Especial) que oferece, via internet, assessoria aos pais que pretendem adotar crianças especiais. (Confira abaixo a lista de todos os vencedores do 9º Prêmio IGK)
“As conquistas do IGK são visíveis, pretendemos contagiar novas pessoas por meio daquilo que fazemos para dar oportunidades a quem precisa”, declarou a presidente do IGK, Alice Kuerten, durante a solenidade. Guga também destacou o trabalho desenvolvido pela instituição, criada em 2000, que já beneficiou mais de 40 mil pessoas. “Atualmente o IGK consome muito do meu tempo e eu percebo claramente que quem vive o dia-a-dia do IGK sente essa mesma alegria que eu sinto”. O tricampeão de Roland Garros ainda fez uma analogia com o tênis ao comparar a dimensão da responsabilidade em desenvolver trabalhos sociais. “Ganhar do Agassi e do Sampras foi moleza perto do desafio que temos hoje no IGK”, brincou antes de chamar ao palco o mais novo voluntário do Instituto, o cantor Jair Rodrigues que fechou o evento ao som de muito samba.
VENCEDORES DO 9º PREMIO IGK – A GRANDE JOGADA SOCIAL
Jornalismo:
TELEJORNALISMO – Larissa Schmidt – RBS TV Florianópolis
FOTOJORNALISMO – Rosane Lima – Jornal Notícias do Dia
MÍDIA IMPRESSA (grande circulação) – Amanda Miranda – Jornal A Notícia
MÍDIA IMPRESSA (pequena circulação) – Andréa Fischer – Jornal Imagem da Ilha
Responsabilidade Ambiental: Associação Pró-CREP (Criar, Reciclar, Educar e Preservar) – Palhoça
Projetos Sociais: Associação Pró-Brejaru – Palhoça
Ação Educativa: Sidiane Pickcius e Clecy Linzmeyer – Escola de Educação Básica Marta Tavares – Rio Negrinho
Especial: Carla Penteado – ONG ATE (Adoção Tardia Especial) – Joinville