Um noite simbólica o IGK que comemorou, ontem em Florianópolis, uma década de Prêmio IGK, evento criado para dar visibilidade a pessoas e instituições que trabalham em prol de crianças, adolescentes e pessoas deficientes. Cerca de 900 convidados foram recepcionados pela família Kuerten logo no início da cerimônia de premiação, realizada no Teatro Pedro Ivo. Gustavo Kuerten foi a primeira pessoa a ser chamada ao palco, exatamente trinta dias após a solenidade que eternizou o nome do ex-número 1 do tênis mundial no Hall da Fama do Tênis Internacional. O tricampeão de Roland Garros abriu oficialmente o evento lembrando a missão do Instituto Guga Kuerten, criado há 12 anos com o objetivo de garantir a inclusão social. "A essência do IGK é entender a vida, lutar pela vida e tentar fazer com a gente possa se colocar no lugar das outras pessoas com o apoio dos nossos parceiros", afirmou Guga.
Durante a solenidade o IGK apresentou uma retrospectiva dos principais momentos do Prêmio IGK, promovido pela primeira vez em 2003. O evento distribui prêmios em sete categorias: Jornalismo (Telejornalismo, Mídia Impressa – grande e pequena circulação, Fotojornalismo), Ação Educativa, Projeto Social e Responsabilidade Ambiental. Os projetos inscritos são selecionadas por uma equipe de avaliação que define os finalistas e o resultado só é revelado durante a cerimônia. Além dos vencedores, o IGK também premia as empresas parceiras da instituição que viabilizam os projetos sociais desenvolvidos anualmente pelo IGK que incluem as ações do programa Campeões da Vida, reunindo 520 crianças e adolescentes em cinco núcleos esportivos, e o FAPS (Fundo de Apoio a Projetos Sociais, programa que garante apoio técnico e financeiro a entidades que trabalham com pessoas deficientes, e ações especiais.
Uma das principais atrações do Prêmio IGK são as apresentações das APAEs e dos educandos do IGK. Na noite de ontem, não foi diferente. As crianças do IGK apresentaram uma performance especial para celebrar os dez anos do evento, assim como os integrantes da APAE de Morro da Fumaça. Durante o discurso de D. Alice Kuerten, que preside o IGK desde sua fundação no dia 17/08/00, ela destacou a diversidade da vida que fez com que ela convivesse diariamente com situações opostas, com base na sua experiência como mãe de um campeão mundial no tênis e de um filho com necessidades especiais, como era o Guilherme. "Muitas vezes aprendi bastante com aqueles que tinham menos preparo, as vezes sequer se comunicavam. Mas tenham certeza de que foram estes, os que mais me ensinaram a viver, a conviver e a reconhecer o meu papel na sociedade", declarou.
Logo depois a presidente do IGK pediu para que os filhos, Rafael e Guga, conduzissem ao palco o vencedor do prêmio especial, uma premiação criada com o objetivo de destacar pessoas ou ações sociais que não estejam contempladas nas demais categorias do Prêmio IGK. O vencedor do Prêmio Especial foi o padre Vilson Groh, responsável pelo Instituto que leva o seu nome e desenvolve ações sociais entre os moradores de rua e adolescentes na Grande Florianópolis. Para finalizar o evento o cantor Sílvio Brito subiu ao palco e em cerca de uma hora e meia de show interpretou sucessos musicais dos anos 70 até os dias de hoje.
Vencedores do 10o. Prêmio IGK
Telejornalismo: Helton Luiz / RBS TV
Mídia Impressa (Grande Circulação): Gisele Krama / A Notícia
Mídia Impressa (Pequena Circulaçã): Thiago Pereira de Andrade / Município Dia a Dia
Fotojornalismo: Eduardo Correia / FESPORTE
Responsabilidade Ambiental: FUCAS
Ação Educativa: Clecy Linsmeyer e Fernanda Reinert / Escola de Educação Básica Professora Marta Tavares
Projeto Social: APAE de Itajaí
Especial: Pe. Vilson Groh
[galeria slug=”familia-kuerten-reune-convidados-para-comemorar-a-decima-edicao-do-premio-igk”]