Com uma visita ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a família Kuerten apresentou nessa sexta-feira os projetos sociais realizados pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) ao chefe do executivo estadual. O ex-número 1 do tênis mundial foi recepcionado pelo governador, acompanhado da mãe, Alice Kuerten e do irmão, Rafael Kuerten, presidente e vice-presidente da instituição que há dez anos trabalha em prol da inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência em Santa Catarina.
“Se tem alguém que divulga bem o nome de Santa Catarina é você. É um prazer receber um campeão mundial catarinense”, declarou Colombo ao receber o tricampeão de Roland Garros, na residência oficial, em Florianópolis. Durante a conversa que contou também com a participação do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira e do senador Paulo Bauer, a família Kuerten explicou o processo de atuação do IGK. “O Instituto tem essa missão de mobilizar esforços, recursos e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de novas ações sociais, especialmente para as crianças”, explicou Alice Kuerten.
Além de conversarem sobre as ações do IGK, o governador e Guga também alinharam algumas idéias para o desenvolvimento de referenciais catarinenses no esporte. “Essa aproximação é para nos colocarmos a disposição e batalharmos pelo oferecimento de oportunidades e desenvolvimento dos catarinenses, principalmente no oferecimento de esportes”, destacou Gustavo Kuerten. Outro ponto discutido foi a necessidade do aprimoramento de professores para atuar na formação de novos talentos esportivos. Guga relembrou sua trajetória como juvenil: “Treinava forte, chegava em casa muito cansado. Mas meu professor sempre me lembrava dos benefícios e do prazer enquanto estava praticando o tênis. Deu no que deu”, brincou.