Gustavo Kuerten participou na noite de ontem (15/11) de uma solenidade, na Argentina, onde recebeu duas premiações.
O ex-número 1 do tênis mundial que volta à quadra no próximo dia 11, para desafiar Andre Agassi, recebeu o certificado e a medalha de Visitante de Honra da Cidade de Buenos Aires.
O título foi concedido pelo governo argentino que justificou a distinção citando “o grande compromisso social” exercido pelo tricampeão de Roland Garros.
Logo em seguida foi a vez de Guga ser protagonista de mais uma homenagem, o Prêmio Konex . Criado em 1980, pela Fundação Konex, o Prêmio é entregue anualmente para dez categorias que envolvem esportes, artes, cultura, comunicação, ciência e tecnologia e só volta a se repetir na década seguinte. A noite de ontem evidenciou os esportes, e coube aos atletas subirem ao palco para receber a premiação que prestigiou os esportistas que mais se destacaram entre os anos de 2000 a 2009.
Guga recebeu a premiação especial, o Konex Mercosul, das mãos do presidente da Fundação Konex, Luis Ovsejevich, e da ex-tenista Gabriela Sabatini, presidente do júri responsável pela seleção dos vencedores. A categoria Mercosul é premiada a cada dois anos, e o primeiro brasileiro a receber a homenagem foi Oscar Niemeyer, em 2002. Em 2008, o Prêmio foi entregue ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sucedeu Hélio Jaguaribe (2006 ) e Rubem Fonseca (2004 ) na lista de personalidades brasileiras agraciadas com o troféu Konex Mercosul.
“É uma grande honra para mim receber esse Prêmio, principalmente porque na Argentina o tênis tem uma grande importância. Cresci admirando e aprendi muito com os tenistas argentinos”, declarou Guga. Durante a solenidade que homenageou 21 modalidades esportivas, ele também brincou com David Nalbandian, vencedor no tênis da edição 2010 do Prêmio Konex . “Nalbandian me tirou um Roland Garros”, disse, relembrando a derrota para o argentino nas quartas-de-final do Grand Slam, em 2004 . Ao mencionar a rivalidade entre argentinos e brasileiros, Gustavo Kuerten explicou que a disputa recorrente no futebol não acontece no tênis. “Nossas torcidas vibram com todos os tenistas do Mercosul”, concluiu.
Foto: Vencedores com o presidente da Fundação Konex, logo após a premiação.
Créditos: Divulgação GKP