Uma vez por ano o Instituto Guga Kuerten promove a integração de todas as crianças, adolescentes e pessoas com deficiência atendidas nos seis núcleos do programa de esporte e educação da organização, criada em 2000. Hoje o 13º Encontro da Integração reuniu 600 educandos, na Astel, clube frequentado por Gustavo Kuerten durante a infância, em Florianópolis.
O evento promove oficinas de esporte, cultura e recreação durante todo o dia. Como o IGK optou por trabalhar inspirado no “Espírito Olímpico”, as oficinas de esporte envolveram modalidades olímpicas e paraolímpicas. A Família Kuerten participou do Encontro, assistindo as apresentações artísticas e musicais. O tricampeão de Roland Garros, conduzido pelas crianças, experimentou várias atividades.
Questionado sobre o processo no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Guga declarou:
“Todos os meus impostos, tanto na pessoa física, quanto na jurídica, foram pagos. Sobre todas as premiações dos torneios da ATP, no Brasil e no exterior, durante a minha carreira inteira, paguei os devidos impostos na pessoa física. O que está sendo discutido são os contratos de marca e imagem que foram pagos pela pessoa jurídica, entre 1999 e 2002, e a receita quer reclassificar para pagamento na pessoa física. Entendemos que a contratação da imagem de um atleta, vai muito além das atividades que ele exerce, pois está vinculada a toda e qualquer manifestação que sua marca ou imagem se relacione com as pessoas, independente da presença ou participação desse atleta, e por isso requer diversos cuidados profissionais específicos, especializados para conseguir atender e atingir o adequado valor que essa figura alcança. Assim montamos a Guga Kuerten Participações que trata desses assuntos, desde 1995, empresa que faz a gestão completa da imagem Guga e atualmente conta com 31 colaboradores”, finalizou.