Um dia inteiro dedicado a atividades esportivas e recreação, é com essa dinâmica que o Instituto Guga Kuerten (IGK) promoveu hoje o 7º Encontro da Integração, festa que reúne anualmente as 470 crianças e pessoas deficientes, em Florianópolis, para comemorar o Dia das Crianças. Na programação ilhas para prática de esportes, apresentações e ambientes de lazer, com a participação especial de Gustavo Kuerten.
Assediado pelas crianças, Guga diz que entende a necessidade do contato com a garotada, justificando que “nessa faixa etária, qualquer criança precisa de ídolos, é importante estar bem próximo deles”.
O Encontro da Integração é uma das ações realizadas pelo IGK que trabalha com objetivo de garantir cidadania, através da inclusão social para os estudantes de escolas públicas e pessoas com deficiência, usando o esporte e a educação como principais ferramentas para alcançar essa meta. Em 2010 o Instituto Guga Kuerten completou dez anos de criação, período em que atendeu mais de 35 mil pessoas e 168 instituições que beneficiam pessoas com deficiência. Um desafio que conta com a parceria de instituições como a Baesa, Banco do Brasil, Enercan e Instituto Alcoa.
“É muito bom testemunhar a alegria das crianças, assim como constatar a evolução deles em termos de sociabilização”, afirma Alice Kuerten, presidente do IGK. O envolvimento com as crianças também é destacado pelo ex-número 1 no tênis mundial. “Toda essa energia me impulsiona e faz a gente pensar em criar mais oportunidades para eles”, relata o tricampeão de Roland Garros, informando que o IGK desempenha um papel importante na sociedade. “Nos últimos dez anos a gente está transformando a vida da garotada que passa pelo IGK. Temos um peso grande e isso representa muita responsabilidade e desafio”.
Durante a festa Guga também bateu bola com as crianças e revelou que a disputa com Andre Agassi, durante o Tênis Espetacular, em dezembro, será numa quadra rápida que será construída especialmente para o evento, no Maracanãzinho. “É muito interessante estar vinculado a ações que evidenciam o esporte, como é o caso desse evento e da Semana Guga Kuerten. Esses eventos são fundamentais para manter a chama de interesse no tênis acesa”, conclui.