Há dez anos Gustavo Kuerten conquistava o tricampeonato em Roland Garros. Foi durante a 100ª edição do Grand Slam, que Guga, comemorou a terceira vitória no saibro francês, considerada por ele a "mais emocionante". Para celebrar a data o ex-número 1 do tênis mundial foi homenageado hoje pelos educandos do IGK. As crianças organizaram uma comemoração com direito à encenação do jogo entre Guga e Michael Russell, nas oitavas-de-final. O tricampeão também recebeu presentes: uma bola recheada de mensagens e uma foto, com as crianças formando um coração na grama.
"Vocês conhecem a história desse coração? Então eu vou contar para vocês…", foi através das lembranças de 2001 que Guga explicou para as crianças os motivos que fizeram com que ele desenhasse o coração na quadra, logo após vencer nos últimos três sets o jogo contra Russell por 7\6, 6\3, 6\1. "Eu estava perdendo para um americano, ele já tinha vencido os dois primeiros sets, mas com o apoio da torcida consegui ganhar o jogo, depois de quatro horas", explicou de forma resumida o confronto mais emocionante da carreira. "Então eu desenhei um coração na quadra e deitei no meio para agradecer. Foi assim o final feliz dessa história", concluiu Guga.
O desenho do coração foi repetido por Gustavo Kuerten, na noite anterior à final contra Alex Corretja. Logo após a vitória Guga exibiu a camiseta com uma declaração de amor, em francês, a Roland Garros. Uma década depois foi a vez das crianças do IGK recordar e retribuir.