Gustavo Kuerten trocou as quadras da Semana Guga Kuerten pelo palco para abrir a solenidade de entrega do Prêmio IGK – A Grande Jogada Social. O ex-número 1 do tênis mundial recebeu cerca de oitocentos convidados para a cerimônia entre eles o ex-companheiro de dupla Fernando Meligeni que entregou um dos troféus no evento realizado na noite de 24 de agosto, em Florianópolis. Há oito anos consecutivos o Instituto Guga Kuerten promove o evento patrocinado pela Baesa e Enercan, empresas do setor hidrelétrico, para dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem projetos com o mesmo objetivo de atuação do IGK, atuar em prol da inclusão social de crianças que estudam em escolas públicas e pessoas com deficiência.
Durante a solenidade que relembrou os dez anos de história do IGK, foram apresentadas as principais conquistas da instituição que desenvolve o projeto de esporte e educação em quatro núcleos da Grande Florianópolis, atendendo 470 crianças anualmente, no contra-turno da escola. O IGK também trabalha com o Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS) que garante apoio técnico e financeiro para entidades que prestam atendimento a pessoas deficientes em Santa Catarina, além de ações especiais, como o próprio Prêmio IGK, colônias de férias para deficientes e o Fundo para Enchente, ação que garantiu a compra de móveis e a reconstrução de casas para as famílias vítimas das enchentes de 2008, no Vale do Itajaí (SC).
A presidente do IGK, Alice Kuerten, destacou durante a cerimônia que a instituição atualmente passa por um momento de reflexão e avaliação para planejar a próxima década. O evento emocionou os convidados com as apresentações da APAE de Capinzal que preparou um espetáculo de dança flamenca, e da APAE de Florianópolis que mostrou no palco a desenvoltura dos integrantes que representaram a brincadeira da Cama de Gato. Um dos momentos mais impactantes da noite foi a apresentação de um grupo de garotos surdos-mudos de Curitibanos que subiram ao palco para uma performance de street dance. Mesmo sem poder ouvir a música eles conseguem acompanhar o ritmo e executar a coreografia de forma impecável.
O Prêmio IGK 2010 foi entregue aos jornalistas Rachel Santi e Fabiano Marques que venceram a categoria de Telejornalismo, Carla Cavalheiro, na categoria Mídia Impressa – Grande Circulação; Andréa Fischer e Juliana de Moraes, na categoria Mídia Impressa – Pequena Circulação; ao fotógrafo Lucas Sampaio. A APAE de Abelardo Luz levou o prêmio da categoria Projetos Sociais a e na Ação Educativa o Prêmio IGK foi entregue à professora Maria Solange Pinheiro, que leciona em Campos Novos. O evento desse ano destacou também o trabalho da psicóloga voluntária do IGK, Estefânia Ibarra Dobes da Rosa. Pela dedicação em atender os educandos do IGK ela recebeu o prêmio da categoria Especial. Outro trabalho que também foi homenageado na cerimônia foi o projeto comunitário Saque essa Ideia, desenvolvido por Osvaldo Cripriano, o Badeco, em Itajaí. Premiado em 2004, Badeco voltou ao palco esse ano para receber das mãos do tricampeão de Roland Garros o prêmio Resgate – IGK 10 anos, criado para marcar a primeira década de atuação da entidade que em 2010 está trabalhando com o tema: cultivando a paz, resgatando valores.