O IGK inaugurou em Biguaçu, um novo núcleo do programa de esporte e educação Campeões da Vida. Com essa ação o Instituto Guga Kuerten aumenta a abrangência do trabalho de inclusão social realizado em Santa Catarina, nos municípios de Florianópolis (nos bairros Saco Grande, Itacorubi e Ingleses), Palhoça, São José e Campos Novos. Para viabilizar a criação do sétimo núcleo que passa a atender no contraturno, estudantes de escolas públicas, duas vezes por semana, o IGK formalizou parceria com a Inplac, empresa de embalagens com sede em Biguaçu.
A equipe multidisciplinar do IGK vai utilizar a infraestrutura de esporte e recreação da Inplac para beneficiar 100 crianças e adolescentes da escola estadual José Brasilício. Duas vezes por semana os educandos frequentarão as atividades esportivas, culturais e educativas do IGK que utiliza o esporte como ferramenta para garantir a inclusão social de crianças e pessoas com deficiência. Com a inauguração do núcleo de Biguaçu, o IGK passa a beneficiar anualmente 720 jovens. Um trabalho que começou em 2000, ano de fundação da entidade criada pela família Kuerten, logo depois das comemorações pelo bicampeonato de Guga no saibro francês. A frente do IGK ao longo de treze anos, D. Alice Kuerten visita periodicamente os núcleos, reiterando a missão da organização: "Queremos que todos vocês tenham oportunidades", frisou a presidente.
O vice-presidente do IGK e presidente do Grupo Guga Kuerten, Rafael Kuerten, também esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância da educação. "Um dos objetivos do IGK é formar campeões na vida, independente das escolhas que vocês fizerem", declarou. O IGK providenciou ainda a participação da IGKteca, biblioteca e laboratório multimídia itinerante que percorre todos os núcleos para oferecer aos educandos o acesso ao acervo composto por três mil obras e trinta laptops.