O Instituto Guga Kuerten foi uma das organizações envolvidas na Semana Inclusiva,realizada em Florianópolis, de 19 a 25 de setembro, com o objetivo de evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência, realizada por iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de mais de trinta entidades públicas e privadas.
Entre as ações programadas foram realizados seminários, palestras, atividades culturais e esportivas. No sábado (24), Guga e Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, participaram da feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho. Na feira os participantes puderam conhecer e fazer entrevistas com cerca de 40 empresas interessadas em contratar nas mais diversas áreas: de recepcionistas a engenheiros. O evento também possibilitou a emissão de documentos, como a carteira de identidade e de trabalho, oferecendo ainda assistência jurídica.
O feirão de empregos, realizado pela primeira vez em 2015, viabilizou a contratação de mais de 744 trabalhadores e motivou a realização da Semana Inclusiva neste ano. Foram sete dias de programação na Grande Florianópolis, com atividades acessíveis para comunidade. O IGK também participou, promovendo as oficinas de tênis e esporte.