O lema de 2018 do IGK é Projeto de Vida. Essa mesma temática que será abordada diversas vezes durante as atividades com os educandos, norteou a 40ª capacitação para os educadores do Instituto Guga Kuerten, em Florianópolis.
Em dois dias de eventos, o IGK capacitou uma equipe multidisciplinar formada por 50 educadores. A programação foi aberta com a palestra de Juliana Hackebart, coaching que já atuou na equipe do Instituto Guga Kuerten. A especialista propôs uma reflexão coletiva para que todos os educadores pudessem chegar a uma conclusão sobre seu próprio Projeto de Vida.
Logo em seguida a equipe do IGK apresentou o pilar “Aprender a Ser”, e o subtema: Pacto de Conduta dos Educadores e Pacto de Convivência dos Educandos. Durante a oficina de esportes complementares, com atividades práticas na quadra, foi apresentado mais um dos pilares do Instituto Guga Kuerten: “Aprender a Conviver”.
Antes de apresentar as ações do IGK para 2018, um convidado surpreendeu os educadores. Gustavo Kuerten aproveitou a reunião para inspirar os responsáveis por garantir oportunidades para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, durante todo o ano.
No dia seguinte os participantes se familiarizaram com os outros pilares do IGK (“ Aprender a Fazer” e “Aprender a Conhecer”). O evento foi encerrado após a apresentação do calendário anual do IGK e uma dedicada exclusivamente à prática do tênis.