Com 23 anos de história, o Instituto Guga Kuerten começa mais um ano de atividades gratuitas oferecidas para crianças e adolescentes, no contraturno escolar. São esperados, no Programa Campeões da Vida, em 2024, cerca de 400 jovens das escolas básicas da Grande Florianópolis, com atendimentos divididos em 5 núcleos: Saco Grande, Itacorubi, São José, Biguaçu e Palhoça.
Criado pela família Kuerten em agosto de 2000, o IGK desenvolve projetos para atender anualmente crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina.
Foi a partir de uma paixão de Alice Kuerten, presidente da entidade e mãe de um dos maiores ídolos do Tênis mundial, Gustavo Kuerten, que o IGK surgiu para lutar em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional.
Em um balanço feito no ano passado, o IGK contabilizou mais de 112 mil pessoas atendidas durante esses 23 anos de trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da Vida, Ações Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS).
Programa Campeões da Vida
O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional.
Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências. Só em 2023, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo.
O IGK Dance também está de volta
Após as merecidas férias, os alunos do IGK Dance estão prontos para um 2024 com muita dança e aprendizado!
O projeto, que é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, promove inclusão social e desenvolvimento biopsicossocial para crianças e jovens.
Atualmente a equipe conta com 30 dançarinos, sendo que 20 deles fazem parte do grupo avançado e os outros 10 educandos, do grupo base (iniciantes).
O IGK Dance utiliza a dança como ferramenta educacional e cultural, estimulando a criatividade, autoestima e aceitação do outro. Juntos, lutamos para quebrar barreiras, promover confiança e tolerância através da dança.