A família Kuerten promoveu na noite de ontem (13/08), em Florianópolis, o Prêmio IGK – A Grande Jogada Social. A 11ª edição do Prêmio reuniu no Teatro Pedro Ivo os finalistas da premiação que garante visibilidade a projetos, pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos, em Santa Catarina, em prol da educação de crianças e adolescentes e inclusão social de pessoas deficientes, público atendido pela organização que leva o nome de Gustavo Kuerten. O tricampeão de Roland Garros que embarca na próxima semana para Nova York, onde será homenageado, no dia 23, pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), por integrar o programa ATP Heritage que celebra as conquistas dos 16 tenistas que ao longo de 40 anos de ranking finalizaram a temporada como número 1, participou da cerimônia na primeira fila, ao lado da filha, Maria Augusta que estreou no palco do Prêmio IGK, encerrado com o show da cantora Fafá de Belém.
A cerimônia revelou os vencedores nas categorias Jornalismo (Telejornalismo, Mídia Impressa – Grande e Pequena Circulação, Outras Mídias), Projetos Sociais, Ação Educativa e Responsabilidade Ambiental (confira rol dos premiados abaixo). Além da premiação, a solenidade foi pontuada por apresentações surpreendentes das APAEs de Criciúma, Videira e Florianópolis, e uma performance dos educandos do Instituto Guga Kuerten. Através da dança eles apresentaram ao público e aos internautas que acompanharam a transmissão do Prêmio IGK online, a IGKteca, biblioteca e laboratório multimídia itinerante que percorre os núcleos do programa Campeões da Vida, estimulando o hábito da leitura e o acesso aos recursos digitais para as 700 crianças e adolescentes que frequentam os núcleos nas cidades de Florianópolis (3), São José, Palhoça, Biguaçu e Campos Novos.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega do Prêmio Especial escolhido pela diretoria do IGK. Este ano os vencedores foram os irmãos Alex (21) e Alan de Carvalho (14), de Jaraguá do Sul. O irmão mais novo desistiu do sonho de se tornar jogador de futebol para colaborar no treinamento de bocha de Alex, vítima da paralisia cerebral. Com o comprometimento de Alan, Alex conquistou o terceiro lugar nas Paraolimpíadas Escolares. Em parceria com a APAE, a família Carvalho montou uma cartilha com figuras e fotos de pessoas para que Alex possa interagir com as pessoas, já que a doença comprometeu a comunicação oral. Os dois irmãos receberam o Prêmio das mãos da presidente do IGK, D. Alice Kuerten, de Guga e de Rafael Kuerten, presidente do Grupo Guga Kuerten que também homenagearam as empresas parceiras que viabilizam os projetos executados pelo IGK. As palmas incentivaram Maria Augusta a subir ao palco para uma “participação especial”. O roteiro previa, na sequência, a mensagem de Gustavo Kuerten que com a filha no colo fez coro com o pai, no início do discurso. "Esse Prêmio foi criado para tentar demonstrar para as pessoas como elas são especiais nos nossos projetos. Basta olhar com atenção o próximo e realizar pequenas ações que naturalmente a felicidade nos encontra", declarou Guga que fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pela mãe nos 13 anos de atividade do IGK. "Tenho certeza que ela pode desempenhar qualquer função como gestora. Ela pode ser prefeita, governadora e até presidenta pela capacidade especial de olhar o coletivo", afirmou. Minutos antes D. Alice Kuerten pontuava em seu discurso alguns exemplos de pessoas que se tornaram ilustres pelo trabalho social. Ela também reforçou que "precisamos exercer nossos deveres sociais para transformar de fato a sociedade".
Com o fim das homenagens Fafá de Belém subiu ao palco para interpretar grandes sucessos. Depois de Maria Augusta, uma outra Maria roubava a cena. A cantora dedicou a música "Maria, Maria" à presidente do IGK. "A esperança é o tear do IGK", concluiu a cantora que também cantou "Como é grande o meu amor por você, especialmente para a família Kuerten, encerrando uma noite de homenagens, surpresas e exemplos de superação.
VENCEDORES – 11º PRÊMIO IGK
– Telejornalismo – Marcela Varasquim
– Mídia Impressa – Grande Circulação – Rosana Rosar
– Mídia Impressa – Pequena Circulação – Taiana Eberle
– Outras Mídias – Róbinson Gambôa
– Responsabilidade Ambiental – APAE de Rio do Sul
– Ação Educativa – Bibliotecária Raquel Pacheco e professora Cristine S. da Silveira
– Projetos Sociais – APAE de Indaial
– Prêmio Especial – Alex e Alan de Carvalho