Um evento para reverenciar e agradecer pessoas e instituições que desenvolvem projetos e garantem visibilidade para a educação com crianças ou pessoas com deficiência, foi com essa finalidade que o Instituto Guga Kuerten criou o Prêmio IGK – A Grande Jogada Social. Na noite de ontem a solenidade foi promovida pelo 12º ano consecutivo, com a presença de 800 pessoas que lotaram a plateia do Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, para prestigiar as atrações da noite ao lado da Família Kuerten que recepcionou um convidado especial: o cantor Alexandre Pires, responsável pelo show de encerramento do Prêmio IGK.
A cerimônia de entrega do Prêmio IGK revelou os vencedores de seis categorias nas áreas de Comunicação e Educação (confira lista abaixo), selecionados por comissões julgadoras, a partir da inscrição dos trabalhos. O IGK também entrega uma premiação especial para pessoas ou instituições que realizam trabalhos sociais que não se enquadram necessariamente nas categorias do Prêmio IGK. A solenidade do dia 19 apresentou os projetos e reportagens premiadas que foram intercaladas por exibições dos educandos do IGK e da APAE de Jaraguá do Sul.
“Mesmo nas pequenas produções que foram aqui apresentadas, realizadas pelas nossas crianças, nós nos preocupamos sempre, em mostrar para todos as possibilidades, as oportunidades. Mostrando que nem sempre a gente decide o que vai acontecer, mas que sempre é a gente quem decide quando quer começar a mudar”, frisou D. Alice Kuerten, presidente do IGK, entidade criada em 2000 que garante atendimento para 720 crianças em Santa Catarina.
D. Alice destacou também a história do filho que chegou ao topo do ranking mundial do tênis, “um menino que resolveu mudar radicalmente sua forma de viver, acreditando no que ele sabia fazer tão bem.” Guga também subiu ao palco para homenagear um dos grandes inspiradores do IGK. “O Gui lá do céu está batendo palmas”, declarou o tricampeão de Roland Garros, se referindo ao irmão Guilherme Kuerten durante o discurso.
Eternizado no Hall da Fama Internacional do Tênis, Guga se emocionou ao parabenizar as pessoas que trabalham na área social. “Essa noite foi importante para equacionarmos o que realmente vale a pena. Ela nos mostrou que a beleza está próxima, e é simples, basta a gente acreditar”, afirmou o tenista que tem se dedicado ao projeto de sua biografia que será lançada em breve.
Logo após a solenidade foi a vez do cantor Alexandre Pires subir ao palco para interpretar grandes sucessos, além da música favorita de Gustavo Kuerten. Alexandre Pires cantou O que é, o qué, de Gonzaguinha, depois de declarar que “é um privilégio para nós brasileiros termos Guga como atleta e responsável por um grande legado”. Gustavo Kuerten encerrou a noite reiterando o agradecimento “obrigado por essa aula, eu espero continuar sendo um eterno aprendiz”.
Confira abaixo os vencedores do 12º Prêmio IGK:
Telejornalismo – Talita Rosa e Daniel Barcelos (RBSTV – Fpolis)
Mídia Impressa – Rosana Rosar (Notícias do Dia – Joinville)
Outras Mídias – Róbinson Gambôa (www.tudosobrefloripa.com.br)
Responsabilidade Ambiental – Instituto José Paschoal Baggio (Lages)
Ação Educativa – Biblioteca Viva: a escola viva através da leitura (Mary
Elisabeth Paino – Joinville)
Projetos Sociais – Centro Esportivo para pessoas especiais (Joinville)
Prêmio Especial (Instituição) – Associação de Promoção Social do fissurado
lábio-palatal e deficientes auditivos (Joinville)
Prêmio Especial (pessoa) – Bruno Werneck de Paula – voluntário do IGK