Diante de uma arquibancada lotada, o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, venceu por 6×3, 7×6 (4) o duelo com um dos seus maiores rivais dos tempos de circuito mundial, o russo Yevgeny Kalfenikov, em jogo-exibição na Arena Multiuso, em São José, na noite deste sábado, dia 28 de agosto. A partida integra a Semana Guga Kuerten, que se encerra neste domingo, com as finais do torneio juvenil.
Guga apresentou-se em excelente forma e fez uso do seu potente saque para desequilibrar a primeira bola do adversário, uma das características mais marcantes de Kafelnikov. O russo, por sua vez, não pode contar com seu primeiro serviço, que não entrou durante todo o primeiro set, e acabou entrando no jogo de fundo de quadra do qual Guga soube levar vantagem. Resultado: Guga 6 x 3 Kafelnikov.
No segundo set, a torcida levantou o ânimo do brasileiro e fez efeito também no psicológico do adversário, que prestes a se aproximar de Guga no tie-break, cometeu uma dupla falta e permitiu a vantagem de três pontos para o anfitrião. Em seguida, Guga fechou o jogo com um voleio, que fez retomar as lembranças dos tempos de profissional. Guga 7 x 6 (4) Kafelnikov.
Durante a entrevista coletiva à imprensa, Kafelnikov foi questionado quanto a diferença em jogar com Guga agora e quando estavam no circuito profissional. O russo respondeu que "apesar da diferença de idade e do físico de hoje, o espírito de jogo ainda continua". Já Guga se mostrou satisfeito com a repercurssão da Semana Guga Kuerten que termina amanhã.
"É surpreendente como as pessoas absorveram a Semana Guga Kuerten de uma forma tão positiva. A expectativa é que o evento só cresça a cada ano, até pelo diferencial da Semana pra outros eventos", concluiu prometendo um adversário para a Semana de 2011. "Ou um campeão ex-número 1 ou alguém com uma trajetória como a de Kafelnikov e Bruguera", que participou da primeira edição do evento, em 2009.
Primeiro set: Guga 6 x 3 Kafelnikov
O primeiro set começou com clima de aquecimento. Guga fez dois pontos de saque, até que no terceiro ponto houve a primeira troca de bolas entre os jogadores, com o brasileiro abrindo 40 a 0. Kafelnikov buscou o jogo e conseguiu igualar, mas cometeu um erro forçado pelo adversário ao mandar uma esquerda para fora e Guga venceu o primeiro game.
No segundo game, Kafelnikov errou uma bola na rede, mas logo igualou em 15 com um winner. Guga chegou a abrir dois break points, mas o russo igualou em 40, marcou um ace para ter a vantagem do game e empatou em 1 a 1 em um erro de Guga. No terceiro game, Guga provou que já estava solto o suficiente para acertar três aces, desequilibrando o jogo do rival. O brasileiro fez 2 a 1 mas logo o jogo seguiu sem quebras e Kafelnikov igualou no quarto game disputado.
Guga sacou para fazer 3 a 2 e confirmou o serviço marcando outros dois aces. No game seguinte ocorreu a única quebra da partida. Kafelnikov sacou para tentar igualar novamente a set, mas Guga abriu abriu 40 a 15 e fechou o game logo no primeiro breakpoint, após uma longa troca de bola que ocasionou um erro não forçado do russo.
Com dois games à frente, Guga sacou para fazer 5 a 2 e confirmou mais uma vez, marcando 30 a 0 com dois pontos de saque e fechando o game após uma bola fora do russo. Em seguida, Kafelnikov superou a quebra do quinto game disputado e conseguiu confirmar seu serviço após uma bola curta seguida por um voleio. Guga 5 x 3 Kafelnikov.
Guga sacou para fechar o set. Anotou um ace logo no primeiro ponto, abriu 30 a 0 após forçar o saque, deslocar o adversário e partir para a sua poderosa direita paralela. O primeiro set foi vitorioso para o anfitrião após um erro não forçado de Kafelnikov.
Segundo set: Guga 7 x 6 (4) Kafelnikov
Apesar do saque do russo não ter entrado no primeiro set, no segundo Kafelnikov conseguiu reverter e abriu 1 a 0 após um saque forte e um voleio com bola curta para abrir 40 a 15 seguido por um ace que fechou o game. Guga sacou para igualar e anotou um ace no 40 a 0, forçando um erro do adversário para fechar em 40 a 15.
Mudando a estratégia de jogo e trocando menos bolas de fundo com Guga com o objetivo de minimizar o ponto forte do adversário, Kafelnikov novamente forçou o saque no terceiro game do segundo set e conseguiu desarticular a devolução do brasileiro. Desta forma, o russo pode subir à rede e fazer uso de sua habilidade nos voleios para abrir 2 a 1.
Guga seguiu forçando o saque para empatar em 2 a 2, enquanto o visitante confirmou seu serviço utilizando novamente o saque forçado para fazer 3 a 2. Guga empatou após um game que teve dois aces e mais um erro de devolução do russo após um saque inspirado do jogador. Guga 3 x 3 Kafelnikov.
O segundo set seguiu sem quebras e com momentos de brilhantismo de ambos os lados, como em uma passada de Kafelnikov que tirou Guga da jogada e abriu 0 a 15 e três breakpoints quando o brasileiro sacava para igualar em 4 a 4. Graças à potência do saque de Guga e à ousadia de usá-lo na hora certa, o brasileiro impossibilitou a quebra e alcançou o adversário em 4 games.
O jogo continuou igualado em 5 a 5, com a plateia fazendo "ola" e tentando dar um empurrãozinho à vitória de Guga. A motivação deu certo e o brasileiro conseguiu levar o set para o tie-break, abrindo 3 a 0 com uma esquerda paralela, um erro do adversário e um ace. Kafelnikov sacou, mas cometeu erros não forçados e Guga aproveitou o bom momento para se concentrar na devolução e abrir 5 a 3. Com dois pontos atrás do anfitrião, Kafelnikov sentiu a pressão de sacar e cometeu dupla falta, com Guga anotando o match point com um voleio e a aclamação da torcida de 4 mil pessoas.
Homenagem para Larri Passos
Para a premiação foram chamados à quadra autoridades e patrocinadores que entregaram os trofeus aos atletas. Mas, a noite também reservava uma homenagem especial a Larri Passos que ao lado de Guga conquistou vinte títulos no circuito profissional. Gustavo Kuerten fez questao de entregar a Larri um troféu com o design de um coração estilizado, marca registrada de Guga, eternizada depois da segunda vitória no saibro francês, em 2001.
"A Semana Guga Kuerten é muito mais do que um evento, do que uma competição. O que vejo são muitas famílias unidas em torno do esporte que amamos, o tênis", afirmou o técnico, que também não conteve as palavras ao elogiar Kafelnikov. "Quando vimos o Kafelnikov jogar pela primeira vez, eu disse para Guga que era este o cara que ele deveria seguir, pois seu talento era inigualável", completou Larri. E por estar presente em toda a carreira de Guga, o treinador agradeceu ao pai do atleta, que faleceu em 1985, quando arbitrava uma partida entre juvenis. "Muito obrigado Aldo por ter confiado em mim", finalizou, emocionado.
Após vencer por 2×0, Guga declarou: "Eu amo estar aqui nas quadras junto com vocês. Obrigada todo mundo que está aqui por ter vindo. É sempre muito emocionante pra mim jogar na cidade". E continuou: "Na verdade vocês estarem aqui é uma grande homenagem". Kafelnikov também agradeceu a recepção e parabenizou seu adversário pela vitória. Disse ainda que tem lembranças boas da rivalidade com Guga e que ficou feliz por ver tanta gente prestigiando o tênis".
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO (29 de agosto)
– Finais dos jogos e entrega dos Troféus da Copa Guga Kuerten, no LIC, a partir das 9h.
– Ilhas de Minitênis, no Beiramar Shopping e no Shopping Itaguaçu, das 10h às 22h.
– Torneio de Minitênis, das 10h às 11h30m, no LIC.
SERVIÇO – SEMANA GUGA KUERTEN:
– Data: 22 a 29 de agosto de 2010
– Cidade: Florianópolis e São José
– Inscrições para a Copa Guga Kuerten e Torneio de mini-tênis: www.cbtenis.com.br
– Atividades programadas: Copa Guga Kuerten, jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Yevgeny Kafelnikov; clínicas com Larri Passos e Fernando Meligeni; bate-papo com Alice Kuerten, Larri Passos e Fernando Meligeni; curso de capacitação para professores; ilhas de minitênis; ações sócio-ambientais.
– Patrocinador Máster: Ourocard
– Patrocinador Platinum: Centauro, CFL Construções; Angeloni/Samsung
– Patrocinador Gold: Instituto Alcoa
– Apoio: Lougge, Hotel Majestic; Beiramar Shopping; Shopping Itaguaçu; CBT/Correios/FCT; Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de São José
– Mídia Partners: SporTV e Grupo RBS
– Realização: Instituto Guga Kuerten (IGK)
– Promoção: Guga Kuerten Participações
Mais informações em: www.semanagugakuerten.com.br
Fotos: www.poapress.com.br