A presença dos pais no cotidiano das escolas ou instituições onde seus filhos passam boa parte dos dias é fundamental. Os responsáveis pelos educandos precisam participar e entender como funcionam os processos, quem são os educadores e quais os objetivos deverão ser atingidos no decorrer de cada ano. É por isso que o Instituto Guga Kuerten realiza reuniões com grupos de pais de cada núcleo. O objetivo é alinhar o trabalho e estabelecer um contato ainda mais próximo entre educadores e pais das crianças e jovens que fazem parte dos projetos do IGK.
Saber onde meu filho está
A vida familiar é a primeira escola do aprendizado emocional. E as escolas ou instituições de ensino precisam ser uma extensão da educação que se tem na própria casa.
Por isso, os pais devem se preocupar em conhecer todas as pessoas que vão fazer parte do dia a dia do seu filho enquanto eles estiverem nas atividades do Instituto.
Para estabelecer esse contato de confiança com os responsáveis, o IGK realiza a reunião de pais para mostrar em detalhes as atividades e tarefas que serão trabalhadas durante todo o ano. Assim os pais têm a tranquilidade de saber o que o filho está aprendendo quando está no Instituto.
Por isso é tão importante que os pais participem de todas as reuniões que forem convidados. O momento é de tirar dúvidas, entender o processo de ensino e aprendizagem.
Anote essas dicas para participar efetivamente de uma reunião de pais:
– Tire todas as suas dúvidas; faça perguntas;
– Anote horários e dias das atividades do seu filho;
– Anote o nome dos educadores e coordenadores que vão fazer parte do dia a dia do seu filho;
– Converse com os educadores sobre problemas ou características do seu filho.
Qualidade da formação dos educadores
O IGK tem o cuidado de selecionar e preparar o educador que durante todo o programa irá atender o educando que faz parte do Instituto. A qualidade da formação dos educadores é de extrema importância e é um dos quesitos que os responsáveis podem conferir de perto na reunião de pais.
O valor que o Instituto tem
No momento em que os pais vão ao local onde seus filhos estão aprendendo, eles demonstram a importância que aquela instituição tem. As crianças percebem nessa atitude o encantamento e o respeito dos pais pelo ambiente do programa e, dessa forma, a criança se sente acolhida e valorizada.