Os pais dos atletas que participam da Copa Guga Kuerten ganharam programação especial nessa quinta-feira, em Florianópolis. Quem esteve presente no LIC para bater papo com os acompanhantes dos tenistas juvenis foi D. Alice Kuerten, mãe e grande incentivadora da carreira do tricampeão de Roland Garros.
Foram quase duas horas de conversa que também contou com a participação de Guga. Dona Alice explicou que a família é o grande alicerce do atleta e que antes de serem fãs, apoiadores e amigos, os pais fazem o papel de incentivadores. "Vocês, pais, tem um papel fundamental na carreira de seus filhos, porque com algumas palavras vocês tem o poder de construir ou destruir dentro do atleta a confiança que ele tem em si próprio", afirmou a presidente do Instituto Guga Kuerten.
"A vida profissional de Guga foi bem difícil, foi uma dedicação de toda a família, mas todos nós acreditamos muito porque víamos nele um atleta em potencial com muita garra e sabíamos que dali sairia, senão um campeão das quadras, um campeão na vida", declarou a mãe.
D. Alice lembrou que sempre estimulou o filho a jogar tênis, por já vir de uma família de esportistas, mas que nunca obrigou Guga a treinar, nem a competir. A mãe do ex-número 1 do mundo disse ainda que não há uma receita para fazer seu filho se tornar um campeão, que a vitória do tenista depende de uma negociação muito bem alinhada entre atleta, treinador e pais.
"O Larri sempre foi muito rigoroso com Guga, independente se ele estava mal no ranking ou se era o número 1. Por muitas vezes eu achava que ele pegava pesado, mas Guga estava bem e eu não podia ir contra a vontade dele, eu conversava com meu filho e via que era o que ele queria", lembrou ela que esse na semana passada comemorou mais uma conquista, os dez anos de aniversário do Instituto Guga Kuerten, entidade que trabalha em prol da inclusão social de crianças e pessoas com deficiência.
PAIS, IRMÃS E AVÓS DE GABRIEL
Gabriel Dabdab, carioca de 12 anos, chegou a Florianópolis na última sexta-feira para participar da Copa Guga Kuerten, acompanhado por toda a família: Carla e Paulo, seus pais, Sophia e Christiana, as irmãs gêmeas de cinco anos, além dos avós. Para o atleta, que joga tênis desde os quatro anos e treina desde os oito, por influência de seu pai, contar com a torcida da família incentiva o garoto, mas é necessário estar mentalmente equilibrado para que isto não se torne uma pressão externa durante as partidas. "Fico um pouco nervoso quando vem todo mundo me ver porque rola uma pressão, principalmente do meu pai que é bem coruja", comentou o garoto. O pai, que também pratica o esporte, destaca a importância do tênis na vida do filho.
"Além de ser uma atividade física, o esporte agrega valores às crianças, como a responsabilidade e a disciplina", disse o dentista Paulo Dabdab. Gabriel não costuma participar de competições e ficou satisfeito por ter vencido a primeira rodada da categoria 12 anos. O garoto perdeu na segunda partida, quando encarou o cabeça-de-chave número 1 da competição, Flávio Tonon Filho por 2 sets a 0, parciais 6×0 e 6×4.
"Estou amadurecendo no tênis e estar aqui é importante pra mim porque aprendo com gente mehor que eu", reflete o garoto que precisou tirar boas notas para estar na Copa Guga Kuerten desse ano. Paulo Roberto contou que no ano passado a família assistiu a Semana Guga Kuerten pela televisão e todos ficaram com muita vontade de participar da edição de 2010, fato que só ocorreu devido ao empenho de Gabriel tanto na escola, quanto no tênis. Sorridente, com boné e a camisa da Semana Guga Kuerten autografados por Guga, Meligeni e Larri Passos, Dabdab diz que o tricampeão de Roland Garros o inspirou quando criança e ainda o motiva a buscar vitórias no esporte que hoje é sua grande paixão: o tênis.
COM OS PAIS EM TODOS OS TORNEIOS
Ana Laura John também tem no esporte sua grande alegria. Com 13 anos, a gaúcha de Taquara treina tênis desde os dez e hoje está entre as primeiras classificadas no ranking da CBT na categoria 14 anos feminino. No jogo que disputou nesta quinta-feira, valendo vaga para as quartas-de-final da Copa Guga Kuerten, Ana Laura fez uma disputa acirrada com Júlia Iarocrinski por quase 3 horas e venceu a adversária por 2 a 1 (5×7,7×6(5),6×4).
Para sagrar-se vitoriosa nesta partida, a garota diz que o apoio e incentivo da família foram fundamentais: "Eu gosto muito que meus pais me acompanham nos torneios porque eles me passam segurança e na hora de vibrar é o rosto deles que eu quero ver quando olho em direção às laterais da quadra", falou a tenista. "Meus pais não me cobram resultados, me cobram atitudes em quadra. Sei que eles poderiam fazer outras coisas ao invés de me acompanhar, mas, eles dizem que é um prazer e eu retribuo isso dando o meu melhor em cada partida disputada", declarou Ana Laura.
Seus pais, profissionais liberais, acompanham a menina em quase todos os torneios que participa. Presentes desde a primeira edição da Semana Guga Kuerten, a família elogia a organização e a programação do evento que elaborou atividades como as clínicas, bate papo e apresentações para pais e atletas, com o objetvio de envolver todos os participantes. Além disso, a atleta vê em Guga a inspiração para seguir em frente e lutar pela carreira no circuito profissional. "Se com 18 anos eu não me tornar tenista profissional eu ainda não sei em que direção profissional irei. Meu foco está totalmente voltado ao tênis", finalizou.
A Copa Guga Kuerten reúne 521 tenistas de 23 estados brasileiros desde o último domingo em Florianópolis. O torneio, que tem pontuação máxima para o ranking nacional, é disputado nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Os campeões serão definidos no próximo domingo, dia 29 de agosto.
CLÍNICA COM LARRI PASSOS
O técnico Larri Passos faz clínica com a garotada da Copa Guga Kuerten nesta sexta-feira das 9h às 11 e das 14h às 16h. Logo em seguida, às 16h30m, o treinador que com Guga conquistou mais de vinte títulos, tem encontro marcado com os participantes do torneio, pais e treinadores para um bate papo que acontece no auditório do Lagoa Iate Clube.
PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (27 de agosto)
– Copa Guga Kuerten, torneio infanto-juvenil, no LIC, a partir das 9h.
– Treino: Guga e Kafelnikov, 11h, na Arena Multiuso, em São José.
– Apresentação de tênis da Equipe UFSC/FCT de cadeirantes, das 11h às 13h30m, no LIC.
– Participação de associados da COEPAD (cooperativa de pais e amigos das pessoas com deficiência), à tarde, no LIC.
– Ilhas de Minitênis, no Beiramar Shopping e no Shopping Itaguaçu, das 10h às 22h; no LIC, das 9h às 18h e oficina de Minitênis -itinerante- no TICEN, das 11h às 17h; no Instituto Estadual de Educação, das 8h às 11h; no Angeloni Beiramar, das 14h às 17h.
– Clínica de tênis com Larri Passos, no LIC, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
– Bate papo com Larri Passos, no LIC, às 16h30m.
SERVIÇO – SEMANA GUGA KUERTEN:
– Data: 22 a 29 de agosto de 2010
– Cidade: Florianópolis e São José
– Atividades programadas: Copa Guga Kuerten, jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Yevgeny Kafelnikov; clínicas com Larri Passos e Fernando Meligeni; bate-papo com Alice Kuerten, Larri Passos e Fernando Meligeni; curso de capacitação para professores; ilhas de minitênis; ações sócio-ambientais.
– Patrocinador Máster: Ourocard
– Patrocinador Platinum: Centauro, CFL Construções; Angeloni/Samsung
– Patrocinador Gold: Instituto Alcoa
– Apoio: Lougge, Hotel Majestic; Beiramar Shopping; Shopping Itaguaçu; CBT/Correios/FCT; Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de São José
– Mídia Partners: SporTV e Grupo RBS
– Realização: Instituto Guga Kuerten (IGK)
– Promoção: Guga Kuerten Participações