Um plantio de árvores reuniu hoje no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis, o tricampeão de Roland Garros e os representantes das empresas parceiras da Semana Guga Kuerten. A ação simbolizou a iniciativa de neutralizar a emissão de carbono gerada pelo evento, realizado pelo INstituto Guga Kuerten. Guga plantou uma muda de açaí com a colaboração das crianças que participam da Semana Guga Kuerten.
A ação da compensação das emissões de gases efeito estufa gerados durante o evento deve ser concluída até o final do ano, no período das chuvas, antes a empresa responsável pela inventariação precisa concluir o impacto ambiental causado pelo evento. A intenção é reverter o dano através do plantio de mudas nativas em áreas degradadas do Bioma MAta Atlântica, na ilha.
Durante a ação que contou com a participação da presidente do IGK, Alice Kuerten, do superintendente do Banco do Brasil em Santa Catarina, Reinaldo Yokoiama, da diretora de marketing da Centauro, Ana Paula Roso, e o diretor de eventos do Grupo RBS, Juliano Lissoni, da RBSTV. Foram plantadas 13 mudas de espécies nativas como o ipê amarelo, cedro, pitangueira, açaí e aroeira.
"Essa ação é pequena, mas, pode se transformar em algo muito maior se cada um que estiver aqui hoje disseminar a idéia. Eu acho importante contribuir para a preservação do meio ambiente, temos que cultivar o que já existe e pensar em coisas que as vezes passa despercebido por nós. Hoje em dia todos nós devemos ser ativos e colocar a mão na massa, como nós fizemos hoje aqui", declarou o ex-número 1 do tênis mundial.
INCENTIVO A TENISTAS MIRINS
Desde o início da manhã de hoje, está acontecendo o Campeonato de Minitênis da CBT que integra a programação da Semana Guga Kuerten, em Florianópolis. Foram mais de 40 atletas de 6 a 10 anos inscritos nas categorias 8, 9 e 10 anos, masculino e feminino. Rafael Portugal, de apenas 6 anos, veio de Brasília com o pai Raul e o irmão Nino, de 9 anos, também participante do torneio. "As quadras de Play & Stay são muito pequenas pra mim, não consigo jogar forte que a bola já cai fora da linha. Queria jogar nas quadras grandonas, igual os jogadores grandes", exclamou o menino que pratica o esporte desde os 4 anos.
Outra atleta que participa do campeonato de Minitênis é Maria Eduarda Vieira Rodrigues, de 9 anos. Acompanhada dos avôs, Walmir e Angela, Duda, pratica tênis há pouco mais de um ano. "Comecei a jogar tênis por causa do meu tio que é professor de tênis. Ele me incentivou a experimentar e eu acabei gostando", declarou a menina, que mora em Florianópolis e treina duas vezes por semana, no projeto do Instituto Guga Kuerten. O avó coruja acompanha a menina nos treinos e diz que o esporte é bom para o desenvolvimento da personalidade da neta e que o tênis pode abrir muitas portas. Maria Eduarda diz que gosta que o avô a acompanhe, mas, desabafa: "Ele cobra que eu jogue bem. Já falei pra ele que dou o melhor de mim em quadra e que meu saque não é bom, mas, ele fica me dizendo o que fazer", desabafa a menina ensaiando com a raquete movimentos do jogo.
Amanhã acontecem as finais do torneio de minitênis no LIC que sedia também a Copa Guga Kuerten cujos resultados também serão conhecidos nesse domingo.