Herdeiros da vocação esportiva dos pais, quatro juvenis miram a carreira profissional
Em seu segundo dia de realização, a Copa Guga Kuerten, torneio infanto-juvenil de nível máximo para pontuação no ranking nacional, conta com uma maratona de 109 jogos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos.
Além de reunir os melhores tenistas infanto-juvenis do Brasil, entre eles cerca de 50 nomes que figuram entre os top 10 de suas categorias, o torneio também conta com a participação de alguns competidores com a herança genética de ex-tenistas profissionais que marcaram seus sobrenomes para sempre na história do esporte brasileiro.
É o caso de Carolina Meligeni, de 14 anos, João Mattar, de 12 anos, Gabriel Hocevar, de 14 anos e Pedro Roese, de 16 anos.
Carolina Meligeni: A garra do tio "Fininho"
"Quando era criança, assistia ao meu tio jogando na televisão e pedia muito para ser jogadora. Meus pais davam aula de tênis e me ensinaram. Apesar da influência da família, eu não sinto a pressão do sobrenome e nem eles fazem qualquer pressão sobre mim", destacou a sobrinha de um dos maiores ídolos do tênis nacional, Fernando Meligeni, o Fininho, 25º melhor tenista do mundo em 1999 e ex-capitão do Brasil na Copa Davis.
"Claro que sempre existem as comparações. Mas nosso jogo é diferente. Posso dizer que, o que temos de mais semelhante é a garra. Corro atrás de todas as bolas, sou uma tenista com muita força de vontade", explicou Carol, que treina no Instituto Tênis e, apesar de ter 14 anos, está disputando a categoria 18 anos na Copa Guga Kuerten.
Para Carol, jogar tênis é muito mais do que uma tradição de família. "Esta é a minha realização, é o que me faz feliz", completou a garota que neste ano está focada em competições infanto-juvenis da Confederação Sulamericana de Tênis (COSAT) e Federação Internacional de Tênis (ITF).
João Mattar: Admiração pelo pai e inspiração em Guga
João Felipe Sennati Mattar é outro que tem no DNA o talento esportivo do pai, Luiz Mattar, 29º da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) em 1989. "Ele bate bola comigo sempre que tem um tempinho. Foi desta forma que comecei a jogar e me interessar pelo esporte", explicou o tenista de 11 anos. "Meu pai me dá dicas, assiste aos meus treinos, sempre que pode e me incentiva. É empolgante ser filho dele, ver as fotos da sua carreira como tenista profissional", disse.
João está competindo na categoria 12 anos da Copa Guga Kuerten, seu primeiro torneio nacional deste ano. "Eu adoro jogar tênis. Treino diariamente na quadra do meu avô e pretendo continuar no esporte e quem sabe até seguir a carreira do meu pai como profissional", completou. Sua inspiração, atualmente, vai além do pai. "Estou me esforçando para conseguir mudar meu backhand para uma mão só. Este é um dos golpes do Guga que eu mais gosto", finalizou João, que posou para fotos com o ex-número 1 do mundo.
Gabriel Hocevar e Pedro Roese: Com os pais na quadra
Gabriel Hocevar e Pedro Roese treinam juntos no Instituto Gaúcho de Tênis. O que difere a rotina destes dois garotos para os demais companheiros de equipe é que os treinadores são seus pais.
"Eu não sinto a pressão de ser filho do Fernando Roese. Meu pai foi um tenista, eu sou outro. Temos algumas semelhanças, mas sempre tento deixar claro que somos diferentes, assim como nossa carreira", explicou Pedro, de 16 anos. Seu pai, em 1987, conquistou a medalha de ouro dos Jogos Panamericanos de Indianápolis, além do posto de número 85 do mundo em 1995.
Para Gabriel Hocevar, ser filho do técnico Marcos Hocevar pode ser uma vantagem. "Conversamos bastante sobre tênis dentro e fora dos treinos. Ele me dá dicas, sabe conduzir meu treinamento por me conhecer melhor do que qualquer outra pessoa", disse Gabriel, cujo pai foi top 30 do mundo em 1983. Os dois colegas de treinos pretendem seguir a carreira dos pais e miram a profissionalização no esporte.
RESULTADOS
Ao término de cada dia de disputas, todos os resultados dos jogos da Copa Guga Kuerten serão disponibilizados no site www.semanagugakuerten.com.br e www.cbtenis.com.br .
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA
– Copa Guga Kuerten, torneio infanto-juvenil, no LIC, a partir das 9h.
– Clínicas de tênis, no LIC, das 9h às 16h, com Fernando Meligeni.
– Ilhas de Minitênis das 10h às 22h, no Beiramar Shopping com visita de Fernando Meligeni às 18h30min e no Shopping Itaguaçu; no LIC, das 9h às 18h e oficina de Minitênis -itinerante- na Catedral Metropolitana de Florianópolis, das 11h às 17h, com presença de Guga Kuerten às 14h; no Colégio Catarinense, das 8h às 11h e no Colégio Bom Jesus, das 14h às 17h, com a participação do Guga, às 15h.
– Prêmio IGK, às 20 h, no Floripa Music Hall. Guga prestigia a solenidade de premiação de entidades que promovem ações sociais, através de educação e esporte, para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
– Participação dos educandos do IGK (Núcleo São José), à tarde, na Ilha de Minitênis do LIC para acompanharem os jogos da Copa Guga Kuerten.
SERVIÇO – SEMANA GUGA KUERTEN:
– Data: 22 a 29 de agosto de 2010
– Cidade: Florianópolis e São José
– Inscrições para a Copa Guga Kuerten e Torneio de mini-tênis: www.cbtenis.com.br
– Atividades programadas: Copa Guga Kuerten, jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Yevgeny Kafelnikov; clínicas com Larri Passos e Fernando Meligeni; bate-papo com Alice Kuerten, Larri Passos e Fernando Meligeni; curso de capacitação para professores; ilhas de minitênis; ações sócio-ambientais.
– Patrocinador Máster: Ourocard
– Patrocinador Platinum: Centauro, CFL Construções; Angeloni/Samsung
– Patrocinador Gold: Instituto Alcoa
– Apoio: Lougge, Hotel Majestic; Beiramar Shopping; Shopping Itaguaçu; CBT/Correios/FCT; Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de São José
– Mídia Partners: SporTV e Grupo RBS
– Realização: Instituto Guga Kuerten (IGK)
– Promoção: Guga Kuerten Participações