Cerca de 200 jovens lotaram o auditório da Celesc, em Florianópolis, para participar do “Tudo A Ver: O Jovem Debate”, evento promovido no dia 05/08, em parceria entre a empresa, o Instituto Guga Kuerten (IGK) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e transmitido por videoconferência a outras dezenas de jovens em auditórios da Celesc em 16 agências regionais no Estado. O evento contou com a participação do tricampeão de Roland Garros que enfatizou a importância da juventude assumir seu papel político. Por duas horas, os jovens, entre 14 e 16 anos que frequentam os projetos sociais mantidos pela Celesc (Jovens Aprendizes), IGK (Campeões da Vida), Casan (Fucas) e Centro Cultural Escrava Anastácia ouviram e fizeram perguntas aos debatedores. Além de Guga, o debate contou com a presença do presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, Sérgio Junkes, presidente da AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses) e Gabrielle Cardoso, Jovem Aprendiz que já foi vereadora mirim, com o objetivo de aproximar os futuros eleitores das questões que envolvem cidadania e política.
“Fico impressionado e empolgado ao ver tantos jovens reunidos para falar de temas que realmente têm importância para suas vidas”, disse Guga que também incentivou os jovens a prestar mais atenção, "saborear", mais a política, sem necessariamente participar da vida partidária, destacando que desenvolver o trabalho social, por exemplo, também é uma forma de fazer política. “Quanto mais a gente entender (de política), menos ‘lorota’ eles vão contar para nós. Eu acho que é possível pensar num futuro diferente, numa vida melhor”, ressaltou. O ex-número 1 do tênis mundial também declarou para os jovens a forma com que escolhe seus candidatos. "Numa eleição municipal, por exemplo, eu penso em escolher pessoas que tenham identidade com a cidade, e que pensam de forma similar a minha", explicou. E lembrou: "apesar de individual o voto não pode refletir escolhas pessoais, mas sim causas coletivas".
Na plateia, entre os jovens, a presidente do IGK, Alice Kuerten, também se manifestou sobre a importância do evento. “Aqui ninguém fez promessas. A oportunidade foi dada. E vocês têm agora a oportunidade de votar. Não percam esta oportunidade, não acreditem em promessas individuais, pensem sempre no que pode ser feito pelo coletivo, para a sua comunidade”, resumiu.
[galeria slug=”tudo-a-ver-uma-licao-de-cidadania”]